sábado, 16 de agosto de 2014

Resenha: Avantasia "The Metal Opera" (2001)


Tobbias Sammet é um artista inquieto. Com tantas ideias na cabeça, em 1999, ao perceber que o Edguy (banda na qual é líder) não daria vazão a tudo, Sammet decidiu criar um projeto musical paralelo grande e ambicioso. Era o Avantasia. Que é resultado da mistura das palavras “Avalon” (ilha mágica a espada de Excalibur foi criada da história do Rei Arthur, por exemplo) e “fantasia”. Tobbias queria criar algo que fosse uma mistura de “Richard Wagner, Meat Loaf, Queen e um trem desenfreado”, afirma no site do projeto. A obra de estreia “The Metal Opera”, lançado em 22 de janeiro de 2001 na Europa (e em 10 de julho nos Estados Unidos), começa com a bela introdução instrumental de “Prelude” que já insere o ouvinte em um ambiente mágico. 

A rápida “Reach Out for the Light” vem em seguida e mostra como funcionam as coisas. Power Metal rápido, energético com uma ótima participação de Michael Kiske (ex-Helloween). Aliás, este álbum marco o retorno de Kiske ao Metal, depois de seis anos. Após se decepcionar com a postura de alguns headbangers (como o envolvimento de alguns com o satanismo), o convidado havia afirmado que não voltaria a trabalhar no mundo do Heavy Metal. “Serpents in Paradise” conta com a participação de David DeFeis (vocalista do Virgin Steele) em mais uma música veloz e com refrão “pra cima”. 

Após, vem o belo interlúdio “Malleus Maleficarum”. Os efeitos, as falas de Tobbias projetam automaticamente na mente do filme uma cena de filme. “Breaking Away” traz Kiske novamente. Destaque para as melodias provenientes do órgão e para o belo solo. Depois de tanta velocidade, vem a bela e grudenta power ballad Farewell”. Sharon del Angel (vocalista do Within Temptation) é a convidada. Kiske ao final brilha com belíssimos vocais agudos. “The Glory of Rome” tem energia, refrão bem destacado à la Power Metal e a participação de Rob Rock e Oliver Hartmann (à época vocalista do At Vance). 

Mais um interlúdio, em seguida: “In Nomine Patris” bonita como trilha de filme. A faixa com o nome da banda “Avantasia” tem, novamente, a dupla Sammet e Kiske nos vocais. Destaque para o belo refrão. Após, mais um interlúdio, “A New Dimension”. Em seguida, vem a também curta “Inside”. Refrão marcante Power Metal em uma faixa calma e ao piano. Conta com a participação do vocalista brasileiro Andre Matos (à época vocalista do Shaman), além de Kai Hassen (vocal do Gamma Ray). “Sign of the Cross” tem um compasso que lembra algo de Dio. Mais uma vez, Andre e Hassen estão presentes, além de Rob Rock e Oliver Hartmann. O refrão e o solo chamam a atenção, incluindo, a bela mistura de timbres diferentes entre os cantores. 

Encerra “The Tower”. Apesar da introdução misteriosa o piano. Esta música é rápida, longa e pesado. Traz Sammet com belos agudos. Kiske, DeFeis, Hartmann, Matos voltam a aparecer e estreia Timo Tolkki (guitarrista do Stratovarius) só que como vocalista. A versão alternativa traz a faixa “The Final Sacrifice” como bônus. Um Heavy Metal rápido e energético com uma grande performance de Tobias Sammet com excelentes agudos. Nas paradas, “The Metal Opera” teve um resultado modesto. 118º na França, 48º na Suécia, 36º na Finlândia e, a melhor posição, 35º na Alemanha. Por outro lado... O álbum é simplesmente considerado um clássico do estilo! O público e crítica o consideram um símbolo deste segmento melódico por trazer tudo o que a de melhor no mesmo, como músicas rápidas, épicas, melodias grudentas, riffs e solos, bumbos duplos, refrãos memoráveis, o retorno de Michael Kiske ao Metal... Enfim, muitos apontam essa estreia com a melhor obra do Avantasia. Existe, literalmente, uma “magia” neste lançamento.

Faixas (clique e ouça):
1- Prelude


                                                                                    Opinião do autor:
Nota track by track.

Nota track by track.

Nota do álbum.
Banda: Avantasia
Ano: 2001
Álbum de estúdio nº 1
Gravadora: Scarecrow Records
Gênero: Symphonic Metal
País: Alemanha


0 comentários:

Postar um comentário

Google+ Twitter RSS Facebook